segunda-feira, 28 de março de 2011

Defensor da Guerra ou Promotor da Paz ? Conheça sobre Nobel

http://www.nndb.com/people/753/000024681/nobel.jpg
Alfred Bernhard Nobel







Todo ano, o prêmio Nobel é concedido a pessoas ou organizações que contribuiram com realizações valiosas para o bem da humanidade em diversos campos, mas quando teve início a premiação e qual é sua relação com a busca da paz ?

        Embora seu nome seja associado com causas humanitárias, ele ficou riquissimo vendendo armamentos de guerra. Quem foi esse homem ? Alfred Bernhard Nobel, um industrial e quimico sueco que, apesar de ser aclamado por promover causas humanitárias, é também chamado de "mercado da morte". Por quê? Por ter inventado a dinamite e, no decorrer de sua vida, ter acumulado uma imensa fortuna fabricando e vendendo explosivos mortíferos.
    Contudo, apó sua morte, em 1896, fez-se uma descoberta surpreendente: seu testamento estipulava que 9 milhões de dólares fossem destinados a um fundo cujos rendimentos seriam usados para premiar individuos que tivessem feito uma contribuição notável nos campos da física, química, medicina, literatura e paz.
        No início, muitos ficaram perplexos. Por que um empresário que comercializava explosivos estaria tão desejoso de promover causas humanitárias e até mesmo a paz? Segundo alguns, Nobel teria sofrido uma crise de consciência devido a natureza destrutiva do trabalho ao qual dedicou toda a sua vida. Mas outros acreditam que seu objetivo sempre tenha sido promover a paz. De fato, pelo visto ele achava que, ao passo que os armamentos se tornassem mais mortíferos, haveria menos probabilidade de haver guerras."Talvez as minhas fábricas acabem com a guerra com mais rapidez do que os congressos lesgislativos", teria dito a uma escritora, acrescentando:"Um dia, quando dois exércitos inimigos tiverem capacidade de aniquilação mútua em questão de segundos, todas as nações civilizadas recuarão de horror diante de um conflito e darão baixa às suas tropas."

E você oque acha? Ele defendeu a Guerra ou promoveu a Paz? Deixe seu comentário:


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta ae Mano