
Bom, já me perguntaram varias vezes "Qual a diferença entre Chopp e Cerveja?", eu também não sabia o exato e resolvi fazer uma pesquisa e postar aqui a real diferença entre essas duas bebidas tão famosas aqui no Brasil. A diferença entre o chopp e a cerveja é a pasteurização, que consiste num processo de aquecimento e resfriamento rápido para conferir maior estabilidade microbiológica ao produto. Enquanto a cerveja é pasteurizada, para que seu prazo de validade seja mais longo, o chopp não é pasteurizado. Por esse motivo, o chopp tem um prazo de validade menor. Ou seja, tem de ser consumido mais rapidamente e dai tambem resulta na diferenca de sabor. A cerveja, nesse processo de pasteurização, perde um pouco de água, por isso ela é um pouco mais espessa.
A palavra chopp vem do alemão schopp e é uma medida de volume equivalente a 300 ml. Tanto na cerveja quanto no chopp, não dispense o colarinho, dois dedos (3 cm) de espuma são ideais para reter o aroma e evitar a liberação de gás carbônico, além de funcionar como isolante térmico. A espuma cremosa revela a persistência e o bom estado da bebida.
Desmentindo a crendice popular.
O chopp ou a cerveja deve ser servido a uma temperatura comprrendida entre 2 e 4 ºC. Uma cerveja estupidamente gelada esta entre 0 a 2 ºC, fato este que so serve para amortecer as papilas gustativas, evitando que você saboreie a bebida de verdade . O ponto de congelamento da cerveja é 2.2 ºC e do chopp é 0 ºC, ou seja, não se deixe enganar com os termômetros das geladeiras ou das choppeiras dos bares, se a bebida estivesse realmente a -5 ºC já teria congelado.
De fato as duas bebidas são bastante consumidas no país, mas eu prefiro ao chopp, não dispenso um choppinho aos fins de semana :D hahah.
E você qual prefere? Deixe seu comentário: