quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Historia do Funk: Como era Antigamente e como é na Atualidade

 
Veja o decorrer do funk no Brasil desde 1980 até os dias de hoje, com videos  de cada época desse estilo de música e citações, conheça um pouco mais a história do funk.

Anos 1980
A partir da década de 1980, os bailes funks do Rio começaram a ser influenciados por um novo ritmo da Flórida, o Miami Bass*, que trazia músicas mais erotizadas e batidas mais rápidas. As primeiras gravações de funk carioca eram versões. Dentre os raps que marcaram o período mais politizado no funk é o "Feira de Acari*" que abordava o tema da famosa Robauto, feira de peças de carro roubadas pelas cidade.
Com o tempo, os bailes - até então, realizados nos clubes dos bairros do subúrbio da capital - expandiram-se a céu aberto, nas ruas. O funk ganhou grande apelo entre moradores de comunidades carentes, as músicas tratavam o cotidiano dos frequentadores: abordavam a violência e a pobreza das favelas.


Anos 1990
Com o aumento do número de raps gravadas em português, apesar de quase sempre utilizar a batida do Miami Bass, o funk carioca começa a década de 1990 formando a sua identidade própria. As letras refletem o dia-a-dia das comunidades, ou fazem exaltação a elas (muitos desses raps surgiram de concursos de rap promovidos dentro das comunidades). Em consequência, o ritmo fica cada vez mais popular e os bailes se multiplicam. Ao mesmo tempo o funk começou a ser alvo de ataques e preconceito, por ser um ritimo popular entre as camadas mais polulares da sociedade e também por conter os chamados bailes de corredor, onde as galeras de diversas comunidades se dividiam em dois grupos, os lados A e B, e com alguma frequência terminavam em brigas entre si (resultando em alguns casos em vítimas fatais) que, acabavam repercutindo negativamente para o movimento funk.

Com isso havia uma constante ameaça de proibição dos bailes, o que acabou por causar uma "conscientização" maior, através de raps que frequentemente pediam paz entre as galeras. Em meio a isso surgiu uma nova vertente do funk carioca, o funk melody, com músicas mais melódicas e com temas mais românticos, Mc Leozinho, Mc Buchecha e Mc Marcinho são exemplos dessa fase do funk.

Paralelo a isso, outra corrente do funk ganhava espaço junto às populações carentes: o "proibidão*". Normalmente com temas vinculados ao tráfico, os raps eram muitas vezes exaltações a grupos criminosos locais e provocações a grupos rivais, os alemães (gíria também usada para denominar as galeras inimigas).

Apesar de paralelamente o funk proibidão ganhar espaço nessa época, particularmente acredito que essa época do funk foi a melhor, com letras que tinham sentido e eram boas para ouvir, talvez nem todas fossem assim, com sentido ou boas, mas olhando para oque é hoje em dia, vejo que o funk de antigamente era bem melhor, tomo como exemplo o Mc Marcinho que  apesar dessa nova geração do funk não faz letras voltadas para o sexo, tráfico como são os funks de hoje em dia, a unica adapitação que ele fez para essa nova geração foi o "tamborzão", Marcinho faz sucesso com suas musicas até hoje, musicas de 10 anos atras, e o créu? Voces veem por ae? Não! Modinhas como o créu, passam, enjoam, mas musica de qualidade ficam. Espero que essa faze de roça-roça e esfrega-esfrega do funk passe acho muito dificio :x, mas pelo menos na atualidade ainda tem alguns funks que não apelam pro sexo, tráfico e ainda dão pra curtir.


Anos 2000
Ao final da década de 90, além de todas as variantes acima, surgiram músicas com conotação erótica. Essa temática, caracterizada por músicas de letras sensuais, por vezes vulgares, que começou no final da década de 90, ganhou força e teria seu principal momento ao longo dos anos 2000.
Seu ritmo hipnótico e sua batida repetitiva denominada "pancadão" ou "tamborzão" também contribuíram para que mais pessoas se tornassem adeptas dessa música, o ritmo bem sonoro, com rimas fáceis e com sua batida contagiante nos convida a dançar esse estilo de musica famoso por sua sensualidade.
Nos dias de hoje existem muitas variações nesse ritmo, existe o funk melody*, proibidão*, erotico*, gospel* entre outros, de qualquer forma, o funk faz sucesso em todo o país, porém tem mais evidência no Rio de Janeiro. Bom, os bailes funks atualmente são frequentados não apenas pelas classes mais populares, mas também por pessoas de maiores condições financeiras, o funk é sucesso em festas e faz bastante sucesso entre os jovens, talvez por ser um ritmo sensual e também por aguçar essa vontade que as mulheres tem de se exibir :s.

O funk em geral é quase sempre é criticado por ser pobre em criatividade, por muitas vezes apresentar uma linguagem obscena e vulgar apelando para letras obscenas,  com duplo sentido, apologia ao crime, drogas e tráfico, e à sexualidade exarcebada, para fazer sucesso, também por mostrar a imagem da mulher como inferior.


Abaixo vou deixar o link para o youtube de Funk's de antigamente e de Funk's de hoje em dia para vocês curtirem

Antigamente:
Mc Marcinho - Princesa*
Mc Marcinho - Rap do Solitário*
Mc's Cidinho e Doca - Rap da Felicidade*

Atualmente:
Mc Talita - Na Intenção de Dar*
Mc Rock Ti Pocket - Olha o Barulhinho*
Mc Pé de Pano - Abre as Pernas e Relaxa*

E você? Oque acha? Deixe seu Comentário.

Legenda:
Palavras com asterisco (*) ao final são links para video


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Funk_carioca

60 comentários:

  1. Eu acho que Proibidão é "música" de bandido!

    E bandido bom é bandido morto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bandido bom podia te matar seu fdp

      Excluir
  2. Bom, tem proibidão que fala sobre tráfico e tem proibidão que fala sobre sexo explicito, tem essas duas formas. De qualquer forma, não gosta de proibidão.

    ResponderExcluir
  3. Acho Funk atual é uma titica pois antigamente os funks falavam do que acontecia no seu cotidiano sem expressar palavrões e hoje o funk
    é uma apologia a tudo e uma má influência também.
    Devemos não deixar o funk ser chamado de cultura pois cultura é uma coisa boa ao contrário do que é o funk.

    ResponderExcluir
  4. caralhoow eu amo esses funk de hoje manoo kem num gosta foda-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O funk de hoje e muito bom amo funk foda se quem nao gosta .

      Excluir
  5. Pow todo mundo fala mau do funk e melhor ouvir isso do que ouvir essas porcarias de rock. restart , justrm biber etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAS PELO MENOS O ROCK NÃO DESVALORIZA A MULHER , E NÃO FAZ OS HOMENS SE PASSAR POR BANDIDO !

      O FIM DE BANDIDO , É A CADEIA OU A MORTE ,

      Excluir
    2. se pasa de bandido quem quer...
      muitos funks tambem falam de coisa boa,não e so droga,desvalorizar a mulher,e tambem dinheiro e marca de ruopa.
      tambem tem muitos rocks que falam de capeta entre outars coisas

      Excluir
    3. Agora me diz qual funk fala de coisa boa?

      Excluir
    4. Desde quando funk é melhor do q algo?? Pelo menos rock e Justin Bieber da exemplo... e nao fala de empinar a bunda!!

      Excluir
  6. Bom,
    com certeza as pessoas que gostam de funk não vão gostar nenhum pouco do meu comentario...
    O funk de é realmente uma apologia total...
    as pessoas que dizem que "funk é cultura",realmente deveriam rever seus conceitos
    uma pessoa sai na rua e tenta chamar a atenção de uma garota cantando pra ela "Abre as perna e relaxa?"
    no minimo levaria um tapa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo essas porcarias de funk não são musicas

      Excluir
  7. funk nao presta, so ensina coisa ruim

    ResponderExcluir
  8. o funk não é coisa de bandido vc deve conhecer o funk direito para poder julgar eu esculto gosto nem porisso sou envolvida em droga ou em outra coisa o funk é uma maneira de expresar oq vc sente no momento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então se tu ouves funk pra expressar oq sente, tu tá precisando de uma pika... Só Acho ...

      Excluir
  9. esses funk a awe de antigamente era moo bom de hoje em dia é um a bostah

    ResponderExcluir
  10. mentira de quem falou qui o funk so ensina besteira ,, besteira vc aprendi em qualquer luga basta saber ouvi os funk qui esculta

    ResponderExcluir
  11. funk é um lixo
    mais lixo ainda quem ouve
    tipica pessoa que vai morar debaixo da ponte daqui uns anos, com os filhos pedindo esmola pra comprar a pinga.
    funkeiros de hoje = marginais de amanhã

    ainda bem que eu tive uma boa educação e cultura
    \.../ AQUI É ROCK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a mãe e marginal,eu suo funkeiro e nem por isto mecho com drogas,sou onesto e vc quem e para julga eu sei que você não e deus então cala a boca e aprenda anunca julgar mais nimguem. valeu ..

      Excluir
    2. a meu se liga nem todos que escutam funk são marginais qm ve o rock e um exemplo p tds neh a vsfd msm tem mto rockero q so faz porkaria e ainda qrem fala

      Excluir
    3. olha concordo plenamente q ninguém tem o direito de juga qm curte funk marginal o diacho so pq curte funk não e q seja marginal vc fk com sua merda de rock mas não jugue o q vc não sabe cala a sua bk

      Excluir
    4. A moral é que o funk faz uma apologia à coisas ruins... Mas não é por ouvir funk, que uma pessoa vai ser marginal, ou vai morar de baixo da ponte. Eu curto rock, e sei que nem todas as músicas desse tipo falam de coisas boas...

      Excluir
    5. rock jazz e blues aprendi a gostar ainda criança

      Excluir
  12. hoje o funk so tem besteira

    ResponderExcluir
  13. o funk de hj em dia ta uma bostah, mas ja os de antigamente era mt bom !!

    ResponderExcluir
  14. eu sempre gostei dos funk de antigamente, mas o funk de hj em dia so tem palavrão, putaria, drogas e so fala coisa que nao presta!! entao atualmente eu prefiro escutar um cone crew diretoria que é mt melhor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo contigo isso aew !!!

      Excluir
  15. prefiro funk de antigamente,hoje só tem putaria
    quando um garoto fala pra menina´´que isso novinha´´
    ela pensa que ele quer ficar com ela mas na verdade ele
    quer e comer ela,e no outro dia falar para seus amigos
    que já pegou ela.Se liga em gente...

    ResponderExcluir
  16. estudos comprovam quem escuta funk
    esta com menas capacidade de realizar seus deveres
    na escola,já quem ouve rock tem seus deveres em dias e são mais inteligentes

    ResponderExcluir
  17. cantor(a)de funk precisa subir em um palco mostrar
    sua bunda para ganhar 2.000 por show.
    arquiteto(a)planeja casa não precisa mostrar sua bunda e ganha 3.000 por cada casa planejada.
    qual vcs preferem?

    ResponderExcluir
  18. Gosto de quase todos todos os ritmos,menos do rock metal,acho viotento,no entanto nao discrimino aqueles que gostam de pessoas que sobem no pauco "cheiram pó quebram guitarras".infelizmente temos pessoas preconceituosas e racista em todo lugar,mas comcordo com aqueles que se entristecem com o rumo que o funk tomou atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar que o funk que começou lá nos anos 70 serviu para evitar uma guerra racial. Mas quando veio para o brasil tudo o que foi plantado morreu... quando chegou aqui estragou com oa bailes de corredor

      Excluir
  19. li, aqui no blog que funk e coisa de bandido,fiquei entrigada pois nao sabia que os politicos gostavam de funk.
    SE liga!!que tal eu fazer ou dizer algo produtivo?

    ResponderExcluir
  20. O FUNK DE ANTIGAMENTE ATE QUE ERA LEGAL , MAS O FUNK DE HOJE EM DIA , DESVALORIZA A MULHER , E ELAS AINDA DANÇAM COMO SE FOSSE NORMAL .
    PARA MIM O FUNK NOS DIAS DE HOJE É UMA BERAÇÃO , UMA COISA MUITO HORIVEL , EM QUE AS MULHERES DEVERIAM TER VEGONHA NA CARA , E DEIXAR DE SER VULGAL , COM ELAS MESMAS !
    - AGORA ME RESPONDA , PRA QUE SERVE O FUNK , SEJO QUE GERALMENTE OS MC'S CANTAM QUE TEM CARROS , MOTOS E ETC , E QUE PEGAM VARIAS MULHERES , SEJO QUE REALMENTE ELES NÃO TEM NEM CARRO , NEM MOTO , NEM DINHEIRO E MUITO MENOS MULHER !'

    NÃO ESTOU FALANDO PARA NINGUEM PARAR DE CANTAR FUNK , SO ESTOU PEDINDO PARA REVER SUAS OPINIÕES , VOCÊS NUNKA VÃO CONQUISTAR REALMENTE O CORAÇÃO DE UMA MULHER , A UNICA COISA QUE VOCÊS HOMENS VÃO CONSEGUIR , É O CORPO DE ALGUMAS MULHERES , !'
    E VOCÊS MULHERES , NÃO DEIXEM QUE VOCÊS SEJAM USADAS COMO UM OBJETO SEXUAL , ! - *

    OBRIGADA ! /*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. reveja mc daleste tem musicas lindas ,mc lon , mc thesco ,alguns em seu começo de carreira fizeram a pologia ao crime mas , tem musicas lindas ex daleste : Gigante acordou fala do nosso pais , em teu olhar , complicado amar , verdadeira namorada , menina de vermelho , minha historia ,lagrima de sofrimento e muitas outras , eternamente eu amarei ele , mc lon tem musicas que falam da vida como visao da sobrevivencia mc thesco a maioria fala da ostentaçao mas conta tambem de como era sua vida Antes é como é agora e fala de fé , tem muitas outras e muitos outros mcs é claro que tem algumas musica com letras horriveis , Mas funk de agora e funk de antigamente tanto um como outro é cultura , vamos rever nossos conceitos e aceitar todos os gostos ;) #EUAMOFUNK DE AGORA E FUNK DE ANTIGAMENTE <3 <3 <3

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. o funk e ruim toda pessoa saber não tem ritmo

    ResponderExcluir
  23. Gente,para começo de conversa a palavra funk nao tem traduçao ,mais ela e prosima de uma palavra q e fuck que em portugues se ignifica "foda-se",se vc verem como asgarotas ia para um baile funk(saia minuscula e sem calcinha)e comesava a dança,axava um homem,e começava a fazer ato sexual,no meio d todo mundo!!!E uma musica q fez sucesso foi "as cachorras",as molher gosta de ser chamadas de cachorras!!!!a onde o mundo vai para?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SITOU APENAS UMA MUSICA REVEJA SEUS CONCEITOS TENHO CERTEZA QUE NUNCA OUVIU OUTROS FUNK E NUNCA FOI PRA UM BAILE DE VDD E FODA-SE PARA PESSOAS COMO VC EU AMO FUCK E FODA-SE VC ;) E PRA COMEÇO DE CONVERSA MULHER DE VDD QUE GOSTA DE FUNK USA CALCINHA MAS DANÇA SÓ AS CACHORRAS E TENHA CERTEZA ELAS SAO MAIS FELIZES QUE VC :)

      Excluir
  24. Entendam o que é funk bom e o que é funk ruim. Funk bom é o Funk Melody, pois trata-se de um funk mais sensato, e em alguns casos, mais romântico. Já o funk ruim, o proibidão, fala apenas de sexo explícito e bandidagem, não fala de nenhuma coisa que presta, só de putaria e tem gente que acha graça nisso, veja se pode!! Só hipócritas ouvem funk proibidão. Eu hein?! Prefiro o Funk Melody isto é o funk de antigamente.

    ResponderExcluir
  25. Vcs não conhecem o funk de hoje vcs axam q é so putaria mas o funk de são Paulo não é isso melhorou muito e por isso ta dominando o brasil novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. funk ostentaçao ne e mt bomm

      Excluir
    2. CONCORDO PLENAMENTE :) DEVVERIAM ESCUTAR OUTROS FUNKS DE AGORA E REVER SEUS CONCEITOS

      Excluir
  26. axo q e direito de tds terem seus gostos musicais agr qre fla de qm curte funk chama de marginal issoninguem tem direito pq não e pq a pessoa curte o funk q e marginal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não quis dizer que o Funk é coisa de marginal, ok? Mas é o lado ruim do Funk, o "Proibidão"(sexo explícito e apoio a bandidos), que está sendo todo o estopim do preconceito contra o Funk. O Funk Melody(letras poéticas e amorosas), por outro lado, representa a geração mais decente do Funk. Essa é a diferença entre funk bom e ruim.

      Excluir
  27. Funk é uma verdadeira PORCARIA ! nada contra , mas , além das letras ridículas e da forma das mulheres dançarem pior ainda 'funk' não tem nada de cultura ! Na verdade é um grande desrespeito as crianças , que consequentemente escutam isso. E não é brincadeira não , essas musicas acabam levando realmente pro mal caminho , não as musicas o ritmo é até bom. Agora as letras , isso acaba com tudo. Não é por acaso que no mundo de hoje em dia , há várias adolescentes tendo filhos cada vez mais cedo e oque leva a isso? As letras que incentivam a fazer isso. Além de tudo isso , você pode até não notar , mais os 'funckeiros' escrevem totalmente errado , palavras erradas , frases sem sentidos , e o pior xingamentos horríveis.

    FUNK É LEGAL , MAIS SOMENTE A BATIDA !!! Acorda sociedade , se agora ta assim , imagine mais pra frente oque irá acontecer..

    ResponderExcluir
  28. -Eu amoh amoh funk principalmente as músicas do mc magrinho,mc kauan,mc lon,mc rodolfinho,e mc dede!

    ResponderExcluir
  29. eu acho melhor os funks antigos como mc marcinho q eu adoro ele e ate hoje eu escuta as musicas dele e melhor do q o de hoje em dia so palavrao besteiras e eu acho q o mc marcinho deve voltar os seus sucessos de antigamente eu amooo mt o funk amoo d mais tbm adoro mc anitta e a mc lorrany bjoss!!

    ResponderExcluir
  30. podemos notara que o funk emfloenciou muito da antiguidade para ce pos hoge existem varias formas de musicas de funk.
    resposta util

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Influenciou seu português? Não. *--*

      Excluir
  31. eu e minha mãezoca adora funk

    ResponderExcluir
  32. eu adoro funk mas não gosto de funk ostentaçao

    ResponderExcluir
  33. De todos os comentários que acompanhei aqui, cheguei a uma unica conclusão sobre o assunto,Funk das antigas e o Funk de hoje.
    Em primeiro lugar o Funk das antigas, só quem viveu esta época é
    que pode falar com propriedade sobre o assunto, pois falo do verdadeiro Funk, que em momento algum que esteve no seu auge nos anos 80,90
    nunca fez apologia ao trafico,desmoralizando as mulheres.
    Já esta aberração, ao qual me recuso a pronunciar seu nome fazem tudo ao contrario ,apologia ao crime, violência,trafico de drogas e muto mais.
    Tudo isso ai,pode ser chamado de tudo menos de Funk.
    Esta aberração,só ganhou todo esse público por um motivo simples,as gravadoras não estão interessadas em vender ,musicas de qualidade e sim
    em vender algo que tenha um retorno rápido para uma grande massa de pessoas alienadas,analfabetas que não tem cultura nenhuma.Assim é muito fácil vender e ficarem ricos,uma prova do que falo, basta observar as pessoas que apoiam esta aberração.Olhem os comentários deles é um erro atrás do outro de português são pessoas muito burras não sabem escrever
    tao pouco ler ,sera que sabem oque é Funk ? Tirem suas conclusões.
    E não é só quem ouve esta aberração, tambem quem diz que canta pois todos esses MCS não conhecem partitura musical,não sabem oque é DO,RÉ ,MI,FA,SOL,LÁ,SÍ ,

    ResponderExcluir
  34. eu Acho Que o funk tem sua época é otimo o funk de antigamente , mas tambem é otimo alguns de hoje em dia vai da cabeça da pessoa , Mas acho que não devemos criticar , o funk idependente de como for pois , se essa é a nossa juventude temos que aceitar como ela é e procurar ver o lado bom eo ruin Todo Funk é cultura sim Desdo Do proibidão Ao leve , Devemos respeitar todos os Gostos ;)

    ResponderExcluir

Comenta ae Mano