segunda-feira, 28 de março de 2011

BIPOLARIDADE é uma patologia, não é moda e não tem graça !

Bom, resolvi fazer essa postagem por eu ver varias pessoas falando que são bipolar e então resolvi esclarecer um pouco as coisas. Acho que virou moda falar que é bipolar né --', na grande maioria são garotas que colocam em status, subnicks, informações pessoais entre outras coisas, a seguinte frase "Sou Bipolar", pfff, mas será que é mesmo? Porra, bipolaridade é coisa séria gente, é uma doença que interfere bastante na vida das pessoas. Transtorno bipolar do humor, também conhecido como distúrbio bipolar, é uma doença caracterizada por episódios repetidos, ou alternados, de mania e depressão. Uma pessoa com transtorno bipolar está sujeita a episódios de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado (mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão) ou entao o estado misto que é o intercâmbio entre elas. (quer saber quais os sintomas dos estados de depressão, mania e misto? clique aqui)

O trexo abaixo é uma citação do blog Viver Maraa, onde uma mulher que realmente é bipolar transcreve um depoimento contando um fato que aconteceu com a mesma ao passar por um momento de euforia.
"O PRIMEIRO DESASTRE aconteceu logo! Me ofereci descaradamente para um amigo do meu marido... Me insinuei, telefonei insistentemente, disse pornografia barata para aquele homem que eu nem conhecia... Uma semana depois, passada a euforia...
Vergonha... Tristeza... Eu nunca fui assim... Solidão."

Bom, por meio desse depoimento já dá pra ver que disturbio bipolar não é brincadeira mesmo, e isso influência na vida pessoal, social, profissional, saúde, reputação, além do sofrimento psicológico, então pessoas que usam de bipolaridade como uma "modinha", se toquem um pouco porra e  parem de falar merda, ser emo tava na moda e todo mundo era emo e agora cadê ? ¬¬, a questão é que bipolaridade é uma doença, e você não vê ninguem falando por ae que tem Aids porque acha legal e está na moda né. Querem uma identidade ou querem ser reconhecidos pelas modas de merda que voces participam?

O distúrbio bipolar é uma patologia que acomete cerca de 1,6% da população hoje em dia. No entanto, hoje é tratável. As alarmantes trocas bruscas de humor, todavia, podem ser controladas pelos medicamentos conhecidos. O tratamento com carbonato de lítio é o mais antigo e ainda em uso, e hoje há significativos progressos no estudo de novos tratamentos com poucas, mas significativas novas medicações introduzidas na medicina nos últimos tempos. O lítio induz a uma série de efeitos adversos e, por isso mesmo, precisa ser dosada sua concentração no sangue periodicamente. O tratamento moderno de transtorno bipolar é feito sem lítio, com uso contínuo de olanzapina ou quetiapina.
Equivocada é a ideia de que a bipolaridade seria estar hiper contente pela manhã, triste à noite e com um sentimento médio à tarde. Tal ideia não traduz a bipolaridade. Na verdade a bipolaridade pode vir a se manifestar nos dois pólos da doença: depressão e mania. Hoje há remédios de última geração que controlam com sucesso qualquer alteração de humor para esses dois pólos da doença.
Com o uso de medicamentos adequados e de apoio psicológico, é perfeitamente possível atravessar períodos indefinidamente longos de saúde e ter vida plena.
O tratamento exige acompanhamento profissional, o uso fiel e bem monitorado dos medicamentos adequados e o comprometimento do paciente em buscar para si uma vida melhor. O apoio e a compreensão da família ou de amigos chegados são de grande valia ao doente.

E você oque acha? Conheçe alguem "bipolar" ?  Deixe seu comentário:



Fontes: pt.wikipedia.org, vivermaraa.blogspot.com, www.psicosite.com.br

18 comentários:

  1. odeio ser bipolar é tão legal...

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia existe um "nome de doença" pra tudo, alteração de humor agora é ser bipolar, isso é criado para aumentar os lucros da ind. farmaceutica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você realmente acha isso tudo bem, mas você não sabe como é ter esse tipo de distúrbio, sser feliz e triste ao mesmo tempo é horrível. (:(

      Excluir
    2. Se você realmente acha isso tudo bem, mas você não sabe como é ter esse tipo de distúrbio, sser feliz e triste ao mesmo tempo é horrível. (:(

      Excluir
  3. Muito legal o post. Sempre observo a mulherada em alguns blogs da vida crendo que estão arrasando ao dizer que são ninfomaníacas. Assim como o transtorno bipolar, ninfomania é uma doença e aqueles que as possuem não acham nem um pouco engraçado... fikadik

    ResponderExcluir
  4. Eu sou bipolar, e não por modinha. Hoje em dia graças a Deus estobastau beeem melhor. Tomei lítio por bastante tempo.. já tive uma situação parecida com a do exemplo, só que dei em cima do namorado da minha melhor amiga (e eu namoro).. hoje em dia não tomo mais lítio devido a uma das minhas crises ter tentado suicidio, mas continuo o tratamento. Quem diz ter bipolaridade sem ter não sabe o quão ruim é ter de verdade.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante o post. Não discordo de nada do que colocou. Mas eu acredito (mesmo sendo errado) que eles falam principalmente os jovens, por não se aprofundar no assunto, que são bipolares pelas alterações de humor repentinas... E talvez até por uma falta de outro nome. Enfim, realmente não esta muito correto brincar com isso, problemas psicológicos são mais intensos.

    ResponderExcluir
  6. Oo
    minha mae eah bipolar
    mas tbm tem depressao pos parto
    mtoo tenso issae...

    parece q td oq 'faz mal',td oq eah 'doença fod4'
    ta virano moda ter...

    ResponderExcluir
  7. Esse depoimento eu conheco como biscatisse :D

    ResponderExcluir
  8. Eu conheço vários bipolares, e é uma coisa muito séria! Não é uma simples variação de humor, como quando temos TPM, ou vamos ao jogo do nosso time muito felizes e voltamos tristes por derrota! É ficar um tempo (semanas ou meses) em estado de euforia, e depois ter consciência do que viveu, e passar ao estado de depressão extrema. Conheci uma mulher que no período eufórico, fazia compras absurdas, como carros caríssimos várias vezes por mes. Quando passava a euforia, e via que não poderia pagar, chegava quase ao suicídio! O tratamento tem que ser constante, e a maioria das pessoas quando se sente bem, acha que não precisa mais dos medicamentos. É um desequilíbrio hormonal, como a depressão pós-parto. Tem o google aí, é bem fácil ler algo sério.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho um tia bipolar, no dia que ela foi casar....ela deu pro padre, e desde entao tá solteira...kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Tenho 24 anos de casada. qdo namorava, já achava ele estranho com comportamentos que ás vezes me envergonhava. Isso era raro. depois de casada, de 3 em 3 meses, acontecia alguma coisa que ele fazia que eu nao gostava, como por ex: estava todo euforico fazendo alguma coisa. se acontecia alguma coisa que o aborrecia, mudava de humor em segundos. começava a berrar e descontrolava sem se importar com as pessoas, se eu iria passar vergonha, se vizinhos iriam escutar...passou para 2 meses essas crises. a gente ia para a casa de minha mae no domingo almoçar, todo mundo tratando a gente bem. de repente, com algum assunto polemico, explodia. Muitas vezes me deixou num lugar, foi embora pq aborreceu. Isso meus filhos presenciando. Passou a ter essas atitudes explosivas com menos tempo. semanal... Hoje temos 51 anos. Agora é assim. Ele está aqui do meu lado contando casos todo empolgado. se falo alguma coisa que nao concorda, começa a berrar igual um louco, sem se importar se alguem esta escutando ele gritar tanta besteiras. Passei a me calar. nao tenho mais prazer de conversar com ele. Qdo ele chega, olho nos olhos dele e penso: vai berrar... Qdo ele sai, eu e meus 2 filhos 20 e 23 anos, mudamos nossos comportamentos. Ligamos musica, rimos, a casa fica mais leve. Outro dia qdo ele começou a berrar, chamei ele de bipolar e repeti: VOCE É BIPOLAR, SIM....ele nega a aceitar. nao convido ninguem para vir na minha casa, pois tenho vergonha dele. E quem vinha na minha casa nao vem mais. somente os amigos dele, que acham ele ORIGINAL....Sei de uma coisa: a familia sofre muito. Meu filho teve vitiligo com 14 anos. O outro, qdo meu marido começa a querer discutir alto, já bate a porta. Chora muito também. é muito depressivo, mas nao admite que tem depressào. Eu já estou de um jeito que qdo vou para o sitio sem ele, nao acredito que ninguem vai gritar de repente. Fico em paz uns 2 dias. qdo chego em casa, ele esta com cara fechada, como se fosse abandonado pela familia, pq para ele a familia é tudo. Nao sei como nao tive úlcera até hoje. Sou calma e vou aguentando, mas sinto que estou com o rosto cansada e penso pq fui 'agraciada 'com alguem assim... Hoje vejo nitidamente a mudança de humor DIARIA que poderia ser consertada no passado se ele aceitasse que era bipolar.
    mafe4000@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. As pessoas fazem piadas com todo tipo de desgraça.
    Seja ela um desastre natural, estupro, pedofilia... Porque não bipolaridade?!

    Cabe a você aceitar e rir, ou dizer:
    - Tchau! Pessoas que divertem-se com a desgraça alheia, não são aceitas no meu seleto círculo social!

    ResponderExcluir
  12. Tenho mãe bipolar e se não bastasse meu irmão que foi usuário de drogas na oitava internação qdo algemado e na clínica arrancou o soro e bebeu como suco na frente da enfermeira foi constatado tbém de bipolar. Ele no momento está bem,minha màe ficou bem após meu pai falecer agora não aceita e está novamente em crise. Ah, não culpo nem chamo de ignorante quem ri desta situação afinal de contas quem nunca conviveu c/ um ou uma bipolar jamais entenderá.Não abandone sua família mas lembre-se você precisa cuidar de vc em primeiro lugar.Fiquem c/ Deus!!!!

    ResponderExcluir
  13. Tenho 32 anos, sou separada e tenho um filho de 5 anos. Recentemente fui diagnosticada com o transtorno afetivo bipolar após uma série de desastres e anos de sofrimento. Minhas crises e alterações começaram na adolescência, mas nunca ng deu atenção...Eu mesma só vim conhecer a doença quando resolvi procurar ajuda...Já sofri de transtorno alimentar, já fiz isso que a mulher descreve no texto inúmeras vezes, já arrisquei minha vida em ataques de euforia nos quais achava que podia fazer tudo...E perdi as contas de quantas vezes tentei por fim a minha vida, tendo q ficar até internada por episódios de depressão profunda...Hoje tomo remédios diariamente. Não uso o Lítio, e sim o Divalproato de Sódio, que tem mostrado ótimos resultados...mesmo assim, não estou livre de crises....as medicações apenas proporcionam maior equilíbrio e aumenta o período de vida saudável do bipolar...não tem cura!
    Faço terapia agora por minha própria vontade. Antes fugia e abandonava todos os tratamentos que começava por achar q estava feliz demais e q não precisava daquilo...Talvez o meu sentimento de culpa, as minhas lembranças não fossem tão dolorosas hoje se tivesse iniciado esse tratamento antes. Hoje tento ser como uma fênix, renascendo das cinzas, vivendo um dia de cada vez...
    Bom, esse foi meu depoimento...

    ResponderExcluir
  14. Realmente é muito ruim ser bipolar, e ter algum tipo de compulsão alguns tem para compras e outros é sexual, a maioria das pessoas que conheço e compulsivo para sair comprando tudo, minha mãe também é bipolar e tem uma compulsão para fazer compras que me espanta, agora se ela soubesse o que eu tenho não sei o que seria, conheço apenas uma pessoa que tem a mesma compulsividade que a minha, estudamos juntos e ele sabe que temos a mesma doença me confessou isso, mas eu jamais confessei a ele, e jamais falarei, mas e muito ruim, quando estou nesta fase procuro ficar longe de pessoas, vou ler, estudar, escrever sobre o que sinto, mas demorou um ano para mim melhorar neste aspecto, mas todos sabem que sou pra frente, mas não chego ao ponto de me expor tanto...tem o lado bom quando estou na fase de mania estudo muito e minhas vão lá em cima viro um gênio, e infelizmente acho que terei que aumentar o Lítio..

    ResponderExcluir

Comenta ae Mano